Pesquisar
Close this search box.
Agente Fiduciário

Agente Fiduciário

Profissional que representa os beneficiários de direitos creditórios, sendo que em cada caso, pode receber poderes e deveres específicos para defender os direitos e interesses dos representados. Dentro de uma securitização, desempenha o papel de um fiscal de responsabilidades e tem suas atividades regidas pela lei 9.514/97.
ANBIMA

ANBIMA

Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - representa os bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento, com um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.
Amortização

Amortização

Processo de redução do valor total da dívida, seja um empréstimo, um financiamento, entre outros, por meio de pagamentos periódicos. Geralmente a amortização tem valor definido por meio de tabelas de um Sistema de Amortização, como a Tabela Price e o modelo SAC. Porém, é possível que o tomador do crédito faça um pagamento maior resultando assim na diminuição do saldo devedor e consequentemente dos juros.
BTS

BTS

Expressão em inglês built to suit que significa “construir para servir”, em português, ou ainda: “fazer para caber”, que significa algo feito sob encomenda para atender as necessidades específicas de um negócio ou projeto. Nesta modalidade de operação, o proprietário/locador pode construir ou reformar o imóvel de acordo com as necessidades do locatário, com a contrapartida de que os custos devem ser inseridos e diluídos no valor do aluguel, mensalmente, até a quitação do investimento. O prazo do contrato é calculado de modo que o lucro obtido com o uso do imóvel cubra os custos do empreendimento, em média 10 a 20 anos.
CCB

CCB

A Cédula de Crédito Bancário – CCB, é um título de crédito emitido, por pessoa física ou jurídica, em favor de uma instituição financeira ou de entidade a esta equiparada, representando promessa de pagamento em dinheiro, decorrente de uma operação de crédito, de qualquer modalidade, é um instrumento de crédito ágil, que pode ser emitido com ou sem garantia, real ou fidejussória, a remuneração da CCB pode ser por taxa prefixada, taxa flutuante (DI, Selic), Índice de Preços e Variação Cambial.
CCI

CCI

A Cédula de Crédito Imobiliário - CCI - é representativa de créditos imobiliários. É emitida pelo credor do crédito imobiliário e poderá ser integral, quando representar a totalidade do crédito, ou fracionária, quando representar parte dele, com o objetivo de facilitar e simplificar a cessão do crédito podendo contar ou não com garantia. Possui remuneração por taxa pré ou pós-fixada, inclusive por índices de preços, de acordo com o direito creditório nela representado.
Cedente

Cedente

Pessoa jurídica que possui direitos creditórios ou obrigações de contrato e que, para antecipar o recebimento desses recursos, os cede a terceiros. Para que essa antecipação aconteça, é assinado um contrato de cessão de créditos em que é estabelecido que o cedente receberá o valor total cedido descontado por uma taxa definida.
Recebíveis

Recebíveis

Valores monetários que uma empresa tem para receber, derivado da venda, geralmente a longo prazo, de um produto ou serviço. O vendedor que precisa se capitalizar, pode antecipar os valores a receber por meio do processo de securitização, transformando assim esses recebíveis em títulos que podem ser negociados.
Patrimônio
de Afetação

Patrimônio de Afetação

A critério do incorporador, a incorporação poderá ser submetida ao regime da afetação, pelo qual o terreno e as acessões objeto de incorporação imobiliária, bem como os demais bens e direitos a ela vinculados, manter-se-ão apartados do patrimônio do incorporador e constituirão patrimônio de afetação, destinado à consecução da incorporação correspondente e à entrega das unidades imobiliárias aos respectivos adquirentes.
Alienação
Fiduciária

Alienação Fiduciária

Recurso utilizado para conseguir algum tipo de financiamento. Alienar significa “transferir a propriedade de um bem”, já Fidúcia pode ser definida como “gesto confiante”. Então essa expressão passa a ideia de “transferir um bem para gerar confiança”. O proprietário que precisa de um empréstimo ou financiamento, transfere a propriedade para alguma instituição financeira como garantia de que irá pagar, porém ele ainda pode utilizá-la normalmente. Assim que a dívida for paga, o bem sai da alienação fiduciária.
B3

B3

Bolsa de Valores oficial do Brasil, sediada na cidade de São Paulo, é uma entidade autorreguladora que opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Surgiu após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP). É uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão. Suas atividades incluem criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juros e de commodities, também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro.
Consultor de
Investimento

Consultor de Investimento

Profissional certificado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) com a função de identificar o perfil do cliente investidor para oferecer produtos e indicar soluções financeiras que estejam alinhadas aos seus objetivos, o profissional orienta e assessora o cliente investidor.
Companhia
Hipotecária

Companhia Hipotecária

Companhia constituída, sob a forma de sociedade anônima, autorizada e supervisionada pelo Banco Central e regulada também pelo Conselho Monetário Nacional, que tem por objetivo a concessão de financiamentos imobiliários, empréstimos garantidos por hipotecas ou alienação fiduciária de imóveis e repasse de recursos relacionados a programas imobiliários, além da administração de fundos de investimentos. Seus recursos provêm de letras hipotecárias, debêntures, empréstimos, financiamentos e letras de crédito imobiliário. Não recebem depósitos de poupança.
Sale &
Leaseback

Sale & Leaseback

Transação na qual uma empresa vende sua propriedade para outra empresa e imediatamente aluga essa propriedade por um longo período. Dessa forma, a empresa vendedora se torna o locatário e a compradora se torna o locador. Todos os termos da venda e do arrendamento, estarão descritos no contrato. As empresas utilizam essa estratégia quando precisam de dinheiro, por meio dela é possível vender o ativo, mas ainda continuar usando como locatário.
SPE

SPE

Sigla de Sociedade com Propósito Específico. Modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa, seja no molde de empresa limitada ou sociedade anônima. Essa sociedade possui um objetivo específico, podendo em alguns casos ter prazo de existência determinado. Geralmente esse modelo é adotado por empresas que querem compartilhar os riscos em um empreendimento. É usado para grandes projetos, como construção de usinas hidroelétricas, edificações etc.
Incorporador

Incorporador

Empresa empreendedora regida pela lei 4.591/94 que, embora não efetue a construção, articula o negócio imobiliário, objetivando a vinculação de um terreno, em edificações a serem construídas, coordenando e levando a termo a incorporação e responsabilizando-se, conforme o caso, pela entrega, a certo prazo, preço e determinadas condições, das obras concluídas.
Investidor

Investidor

Pessoa física ou jurídica que pretende utilizar seu dinheiro, por meio da renda fixa ou renda variável, para obter um rendimento maior do que um depósito bancário pode oferecer. Entre os tipos de investidores podemos listar 3 tipos: Comum, Qualificado e Profissional. O Investidor Comum são pessoas que apenas investem no mercado de capitais, o Investidor Qualificado é aquele que possui mais de R$ 1 milhão em investimentos, já o financeiro é o Investidor Profissional que investiu mais de R$ 10 milhões.
Compliance

Compliance

Vem de “comply”, que significa “estar em conformidade com” ou “agir conforme as regras”. Dessa maneira, tem a ver com estar dentro da lei, regras e regulamentos aplicáveis as operações de investimentos. É através do compliance que se tem a segurança das operações no mercado financeiro e que traz ao investidor a certeza de que seus investimentos estão resguardados do ponto de vista legal.
Conta
Vinculada

Conta Vinculada

Conta especial instituída pelas partes junto a instituições financeiras, sob contrato, destinada a acolher depósitos a serem feitos pelo devedor e ali mantidos em custódia, para liberação após o cumprimento de requisitos especificados e verificados pelo custodiante (escrow account).
CRA

CRA

Certificado de Recebíveis do Agronegócio, é uma modalidade de investimento financeiro de títulos de renda fixa, lastreados em recebíveis de negócios entre produtores rurais ou suas cooperativas, e/ou terceiros, abrangendo financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, à comercialização, ao beneficiamento ou à industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária. As formas mais comuns de rentabilidade desse investimento são taxas prefixadas, pós-fixadas atreladas a um percentual de um indexador como CDI ou do IPCA, ou rendimento híbrido, que reúne uma taxa prefixada e uma pós-fixada, isentos de imposto de renda para pessoas físicas.
CRI

CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários, são títulos de crédito de emissão exclusiva das securitizadoras imobiliárias. Constituem promessas de pagamentos em dinheiro e são lastreados em créditos do setor imobiliário, como financiamentos residenciais, comerciais ou para construções, além de contratos de aluguéis de longo prazo. As formas mais comuns de rentabilidade desse investimento são taxas prefixadas, pós-fixadas atreladas a um percentual de um indexador como CDI ou do IPCA, ou rendimento híbrido, que reúne uma taxa prefixada e uma pós-fixada, isentos de imposto de renda para pessoas físicas.
Custodiante

Custodiante

O agente custodiante é o responsável por concentrar toda a documentação envolvida em uma operação de securitização, garantindo a segurança das informações sem influência do investidor, do tomador ou do agente fiduciário.
DTVM

DTVM

Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, são instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e que compõem o Sistema Financeiro Nacional, atuando na intermediação de títulos e valores mobiliários, nos mercados financeiros e de capitais. Essas instituições realizam a intermediação de operações com títulos e valores mobiliários, como ações, debêntures e commodities.
Governança

Governança

É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis e instituições que afetam a forma como as pessoas dirigem, administram ou controlam uma corporação. Ela descreve 1 - A maneira pela qual os conselhos ou seus afins dirigem uma corporação; 2 - As leis e costumes (regras) aplicáveis a essa direção.
Agente de
Fiscalização

Agente de Fiscalização

Instituição responsável por garantir que as normas, regulamentos e leis estão sendo seguidas em um determinado segmento. Como em muitos casos de CRI, existem Agentes de Fiscalização de Obras, que são responsáveis pelo cumprimento das leis dentro da obra investida.
CCA

CCA

A Cédula de Crédito do Agronegócio – CCA, proporciona negociações e financiamentos em toda a cadeia produtiva, industrial e logística do agronegócio com um único título de crédito, que circula em todos os mercados financeiros e de capitais e tem um modelo flexível para ajustes nos termos de contrato, garantias, liquidação, variação cambial e indexação.
LTV

LTV

Sigla de Loan-to-Value. Índice de avaliação do risco de um empréstimo utilizado por instituições financeiras e outros credores. Antes de aprovar a liberação de um crédito, é feito uma análise da relação entre o valor a ser liberado sobre o valor de mercado dos ativos em garantia. Quanto maior for o índice de LTV, maior é o risco do empréstimo.
Razão de
Garantia

Razão de Garantia

É um índice que apresenta o excesso de fluxo mensal em relação ao saldo devedor. Expresso em porcentagem e obtida por meio da razão entre o valor da garantia sobre o valor da dívida. Quanto maior for a razão de garantia, melhor é a situação do financiamento.
Rentabilidade

Rentabilidade

Respeitando as características definidas no regulamento, a rentabilidade dos fundos de investimentos é determinada pela estratégia adotada pelos gestores, existem fundos conservadores e fundos mais agressivos com diferentes graus de risco definidos de acordo com seu objetivo. As taxas e impostos têm grande importância na rentabilidade, variam de acordo com o fundo, a jurisdição e a instituição.
IPCA

IPCA

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é um dos índices de inflação mais tradicionais e importantes do Brasil, este indicador tem por objetivo medir a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços vendidos no varejo e consumidos pelas famílias brasileiras, reflete o custo de vida para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a sua fonte de renda. Para chegar ao índice de inflação, são coletados os preços entre os dias 1º e 30º de cada mês. O IPCA faz parte de uma importante estratégia da política monetária no Brasil, é o indicador de referência para o sistema de metas de inflação.
CETIP

CETIP

Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, é uma empresa privada do mercado financeiro atuante desde 1984, oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos, por isso, é conhecida como integradora do mercado financeiro. Atua ainda com outros instrumentos financeiros, como Cotas de Fundo, Derivativos de Balcão e Certificados de Operações Estruturados (COE), é a responsável pelo cálculo e divulgação da Taxa DI-Cetip que baliza grande parte das aplicações financeiras e empréstimos do Brasil. As suas atividades são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e é fiscalizada pelo Banco Central.
Renda Fixa

Renda Fixa

Modalidade de investimento em que o índice de rentabilidade é definido no momento da contratação. Empresas, bancos e até o Governo podem emitir títulos de Renda Fixa e que podem ser adquiridos. A pessoa que adquire o título, está emprestando dinheiro para o emissor e recebe os juros em troca.

CBS - Columbia Business School, USA

Instituição responsável por garantir que as normas, regulamentos e leis estão sendo seguidas em um determinado segmento. Como em muitos casos de CRI, existem Agentes de Fiscalização de Obras, que são responsáveis pelo cumprimento das leis dentro da obra investida.

Profissional que representa os beneficiários de direitos creditórios, sendo que em cada caso, pode receber poderes e deveres específicos para defender os direitos e interesses dos representados. Dentro de uma securitização, desempenha o papel de um fiscal de responsabilidades e tem suas atividades regidas pela lei 9.514/97.

Recurso utilizado para conseguir algum tipo de financiamento. Alienar significa “transferir a propriedade de um bem”, já Fidúcia pode ser definida como “gesto confiante”. Então essa expressão passa a ideia de “transferir um bem para gerar confiança”. O proprietário que precisa de um empréstimo ou financiamento, transfere a propriedade para alguma instituição financeira como garantia de que irá pagar, porém ele ainda pode utilizá-la normalmente. Assim que a dívida for paga, o bem sai da alienação fiduciária.
Processo de redução do valor total da dívida, seja um empréstimo, um financiamento, entre outros, por meio de pagamentos periódicos. Geralmente a amortização tem valor definido por meio de tabelas de um Sistema de Amortização, como a Tabela Price e o modelo SAC. Porém, é possível que o tomador do crédito faça um pagamento maior resultando assim na diminuição do saldo devedor e consequentemente dos juros.
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – representa os bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento, com um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.
Bolsa de Valores oficial do Brasil, sediada na cidade de São Paulo, é uma entidade autorreguladora que opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Surgiu após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP). É uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão. Suas atividades incluem criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juros e de commodities, também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro.
Expressão em inglês built to suit que significa “construir para servir”, em português, ou ainda: “fazer para caber”, que significa algo feito sob encomenda para atender as necessidades específicas de um negócio ou projeto. Nesta modalidade de operação, o proprietário/locador pode construir ou reformar o imóvel de acordo com as necessidades do locatário, com a contrapartida de que os custos devem ser inseridos e diluídos no valor do aluguel, mensalmente, até a quitação do investimento. O prazo do contrato é calculado de modo que o lucro obtido com o uso do imóvel cubra os custos do empreendimento, em média 10 a 20 anos.
A Cédula de Crédito do Agronegócio – CCA, proporciona negociações e financiamentos em toda a cadeia produtiva, industrial e logística do agronegócio com um único título de crédito, que circula em todos os mercados financeiros e de capitais e tem um modelo flexível para ajustes nos termos de contrato, garantias, liquidação, variação cambial e indexação.
A Cédula de Crédito Bancário – CCB, é um título de crédito emitido, por pessoa física ou jurídica, em favor de uma instituição financeira ou de entidade a esta equiparada, representando promessa de pagamento em dinheiro, decorrente de uma operação de crédito, de qualquer modalidade, é um instrumento de crédito ágil, que pode ser emitido com ou sem garantia, real ou fidejussória, a remuneração da CCB pode ser por taxa prefixada, taxa flutuante (DI, Selic), Índice de Preços e Variação Cambial.
A Cédula de Crédito Imobiliário – CCI – é representativa de créditos imobiliários. É emitida pelo credor do crédito imobiliário e poderá ser integral, quando representar a totalidade do crédito, ou fracionária, quando representar parte dele, com o objetivo de facilitar e simplificar a cessão do crédito podendo contar ou não com garantia. Possui remuneração por taxa pré ou pós-fixada, inclusive por índices de preços, de acordo com o direito creditório nela representado.
Pessoa jurídica que possui direitos creditórios ou obrigações de contrato e que, para antecipar o recebimento desses recursos, os cede a terceiros. Para que essa antecipação aconteça, é assinado um contrato de cessão de créditos em que é estabelecido que o cedente receberá o valor total cedido descontado por uma taxa definida.
Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, é uma empresa privada do mercado financeiro atuante desde 1984, oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos, por isso, é conhecida como integradora do mercado financeiro. Atua ainda com outros instrumentos financeiros, como Cotas de Fundo, Derivativos de Balcão e Certificados de Operações Estruturados (COE), é a responsável pelo cálculo e divulgação da Taxa DI-Cetip que baliza grande parte das aplicações financeiras e empréstimos do Brasil. As suas atividades são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e é fiscalizada pelo Banco Central.
Vem de “comply”, que significa “estar em conformidade com” ou “agir conforme as regras”. Dessa maneira, tem a ver com estar dentro da lei, regras e regulamentos aplicáveis as operações de investimentos. É através do compliance que se tem a segurança das operações no mercado financeiro e que traz ao investidor a certeza de que seus investimentos estão resguardados do ponto de vista legal.
Profissional certificado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) com a função de identificar o perfil do cliente investidor para oferecer produtos e indicar soluções financeiras que estejam alinhadas aos seus objetivos, o profissional orienta e assessora o cliente investidor.
Conta especial instituída pelas partes junto a instituições financeiras, sob contrato, destinada a acolher depósitos a serem feitos pelo devedor e ali mantidos em custódia, para liberação após o cumprimento de requisitos especificados e verificados pelo custodiante (escrow account).
Certificado de Recebíveis do Agronegócio, é uma modalidade de investimento financeiro de títulos de renda fixa, lastreados em recebíveis de negócios entre produtores rurais ou suas cooperativas, e/ou terceiros, abrangendo financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, à comercialização, ao beneficiamento ou à industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária. As formas mais comuns de rentabilidade desse investimento são taxas prefixadas, pós-fixadas atreladas a um percentual de um indexador como CDI ou do IPCA, ou rendimento híbrido, que reúne uma taxa prefixada e uma pós-fixada, isentos de imposto de renda para pessoas físicas.
Certificado de Recebíveis Imobiliários, são títulos de crédito de emissão exclusiva das securitizadoras imobiliárias. Constituem promessas de pagamentos em dinheiro e são lastreados em créditos do setor imobiliário, como financiamentos residenciais, comerciais ou para construções, além de contratos de aluguéis de longo prazo. As formas mais comuns de rentabilidade desse investimento são taxas prefixadas, pós-fixadas atreladas a um percentual de um indexador como CDI ou do IPCA, ou rendimento híbrido, que reúne uma taxa prefixada e uma pós-fixada, isentos de imposto de renda para pessoas físicas.
O agente custodiante é o responsável por concentrar toda a documentação envolvida em uma operação de securitização, garantindo a segurança das informações sem influência do investidor, do tomador ou do agente fiduciário.
Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, são instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e que compõem o Sistema Financeiro Nacional, atuando na intermediação de títulos e valores mobiliários, nos mercados financeiros e de capitais. Essas instituições realizam a intermediação de operações com títulos e valores mobiliários, como ações, debêntures e commodities.
É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis e instituições que afetam a forma como as pessoas dirigem, administram ou controlam uma corporação. Ela descreve 1 – A maneira pela qual os conselhos ou seus afins dirigem uma corporação; 2 – As leis e costumes (regras) aplicáveis a essa direção.
Empresa empreendedora regida pela lei 4.591/94 que, embora não efetue a construção, articula o negócio imobiliário, objetivando a vinculação de um terreno, em edificações a serem construídas, coordenando e levando a termo a incorporação e responsabilizando-se, conforme o caso, pela entrega, a certo prazo, preço e determinadas condições, das obras concluídas.
Companhia constituída, sob a forma de sociedade anônima, autorizada e supervisionada pelo Banco Central e regulada também pelo Conselho Monetário Nacional, que tem por objetivo a concessão de financiamentos imobiliários, empréstimos garantidos por hipotecas ou alienação fiduciária de imóveis e repasse de recursos relacionados a programas imobiliários, além da administração de fundos de investimentos. Seus recursos provêm de letras hipotecárias, debêntures, empréstimos, financiamentos e letras de crédito imobiliário. Não recebem depósitos de poupança.
Pessoa física ou jurídica que pretende utilizar seu dinheiro, por meio da renda fixa ou renda variável, para obter um rendimento maior do que um depósito bancário pode oferecer. Entre os tipos de investidores podemos listar 3 tipos: Comum, Qualificado e Profissional. O Investidor Comum são pessoas que apenas investem no mercado de capitais, o Investidor Qualificado é aquele que possui mais de R$ 1 milhão em investimentos, já o financeiro é o Investidor Profissional que investiu mais de R$ 10 milhões.
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é um dos índices de inflação mais tradicionais e importantes do Brasil, este indicador tem por objetivo medir a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços vendidos no varejo e consumidos pelas famílias brasileiras, reflete o custo de vida para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a sua fonte de renda. Para chegar ao índice de inflação, são coletados os preços entre os dias 1º e 30º de cada mês. O IPCA faz parte de uma importante estratégia da política monetária no Brasil, é o indicador de referência para o sistema de metas de inflação.
Sigla de Loan-to-Value. Índice de avaliação do risco de um empréstimo utilizado por instituições financeiras e outros credores. Antes de aprovar a liberação de um crédito, é feito uma análise da relação entre o valor a ser liberado sobre o valor de mercado dos ativos em garantia. Quanto maior for o índice de LTV, maior é o risco do empréstimo.
A critério do incorporador, a incorporação poderá ser submetida ao regime da afetação, pelo qual o terreno e as acessões objeto de incorporação imobiliária, bem como os demais bens e direitos a ela vinculados, manter-se-ão apartados do patrimônio do incorporador e constituirão patrimônio de afetação, destinado à consecução da incorporação correspondente e à entrega das unidades imobiliárias aos respectivos adquirentes.
É um índice que apresenta o excesso de fluxo mensal em relação ao saldo devedor. Expresso em porcentagem e obtida por meio da razão entre o valor da garantia sobre o valor da dívida. Quanto maior for a razão de garantia, melhor é a situação do financiamento.
Valores monetários que uma empresa tem para receber, derivado da venda, geralmente a longo prazo, de um produto ou serviço. O vendedor que precisa se capitalizar, pode antecipar os valores a receber por meio do processo de securitização, transformando assim esses recebíveis em títulos que podem ser negociados.
Respeitando as características definidas no regulamento, a rentabilidade dos fundos de investimentos é determinada pela estratégia adotada pelos gestores, existem fundos conservadores e fundos mais agressivos com diferentes graus de risco definidos de acordo com seu objetivo. As taxas e impostos têm grande importância na rentabilidade, variam de acordo com o fundo, a jurisdição e a instituição.
Modalidade de investimento em que o índice de rentabilidade é definido no momento da contratação. Empresas, bancos e até o Governo podem emitir títulos de Renda Fixa e que podem ser adquiridos. A pessoa que adquire o título, está emprestando dinheiro para o emissor e recebe os juros em troca.
Transação na qual uma empresa vende sua propriedade para outra empresa e imediatamente aluga essa propriedade por um longo período. Dessa forma, a empresa vendedora se torna o locatário e a compradora se torna o locador. Todos os termos da venda e do arrendamento, estarão descritos no contrato. As empresas utilizam essa estratégia quando precisam de dinheiro, por meio dela é possível vender o ativo, mas ainda continuar usando como locatário.
Sigla de Sociedade com Propósito Específico. Modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa, seja no molde de empresa limitada ou sociedade anônima. Essa sociedade possui um objetivo específico, podendo em alguns casos ter prazo de existência determinado. Geralmente esse modelo é adotado por empresas que querem compartilhar os riscos em um empreendimento. É usado para grandes projetos, como construção de usinas hidroelétricas, edificações etc.